Obras

Parque Ibirapuera


O "Parque Ibirapuera" é o mais importante e famoso parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.
O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².
E coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e a Roberto Burle Marx, o projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado), sendo, no entanto, construído o projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.
                                          
                                                            

    Edifício Eiffel


O Edifício Eiffel é um edifício residencial localizado na Praça da República, em São Paulo, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1953 e inaugurado em 1956.
O edifício foi projetado nos anos 1950, no período em que Niemeyer possuía um escritório em São Paulo, gerenciado pelo arquiteto Carlos Lemos. O prédio, com duas abas laterais, possui apartamentos dúplex (54 unidades de dois, três e quatro dormitórios), uma novidade na época.

O Eiffel consta de um dos roteiro de obras arquitetônicas de São Paulo, uma iniciativa do Museu da Casa Brasileira (MCB) e a Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, publicado sob o nome Três Momentos de Oscar Niemeyer e organizado por Ruth Verde Zein.


  Edifício Copan

                                              

Considerado um marco da arquitetura moderna da cidade de São Paulo, o Edifício Copan, localizado no centro de São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na ocasião do IV Centenário da cidade. Foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo para se tornar um grande complexo hoteleiro que compreendia, além de apartamentos de luxo, teatro, cinemas, restaurantes, jardins, lojas e garagens subterrâneas.

O projeto, no entanto, nunca foi levado adiante, e a planta caiu nas mãos do Banco Nacional Imobiliário, da construtora e incorporadora CNI e do Bradesco. Depois de numerosas alterações feitas no projeto original, as obras se iniciaram em 1957 e foram concluídas em 1966, supervisionadas por Carlos Lemos, chefe do escritório de Niemeyer em São Paulo.

O Edifício Copan é a maior estrutura de concreto armado do país, com cerca de 400 quilos por metro cúbico construído. O prédio tem 115 metros de altura, 120 mil metros quadrados de área construída, 1.160 apartamentos que variam de 26 a 350 metros quadrados e cerca de 5 mil moradores distribuídos em seis blocos. No térreo distribuem-se cerca de 70 lojas.

Sua arquitetura em forma de “S” constituiu-se em um símbolo da cidade moderna. Não só pelas linhas arrojadas, mas também pelas outras características do edifício: concreto armado, altura, ocupação mista de apartamentos e comércio e alta densidade populacional.

 Sambódromo do Anhembi ou Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo 

O sambódromo é um dos maiores espaços ao ar livre para a realização de grandes eventos ,
Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído e inaugurado em 1993, durante a gestão municipal de Luiza Erundina. Possui 530 m de comprimento e 14 m de largura, conta com um piso de concreto estrutural anti alagamento, além de ter capacidade para cerca de 30 mil pessoas.
Quando foi inaugurado em 1993, pela então prefeita Luiza Erundina, a passarela do samba tinha capacidade para apenas dez mil pessoas. Em 1995, com a conclusão de alguns módulos de arquibancada, sua capacidade passou dos então 10 mil para 20 mil. Mas foi somente em 12 de fevereiro de 1996, na gestão do prefeito Paulo Maluf com todos os setores concluídos, que foi entregue o Sambódromo com sua capacidade ampliada para 30 mil pessoas.
cidade de São Paulo, no Brasil.


O Palácio da Justiça de Brasília
               
      

O palácio fica junto ao Eixo Monumental, entre a ala Norte da Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1957.
Este edifício foi construído em 1963 e situa-se na Avenida da República, com a fachada para o Jardim João Serra.

O Palácio da Justiça foi concebido numa estrutura hiperstática com abundante aplicação de cantarias e revestimentos de mármore, no local onde havia sido atravessado pelo curso natural de um ribeiro. Este edifício foi construído em parte de um jardim público existente junto à estação do caminho de ferro.

O Palácio da Justiça caracteriza­se por ter uma planta irregular, com alguma verticalidade, de dois pisos em que a fachada principal é simétrica. Na fachada principal, figuram janelas estreitas de ferro e vidro separadas por pilares gigantes, mas o que realça esta fachada são os dois painéis artísticos embutidos na parede que representam motivos de pesca e a vila cubista. Ainda na fachada está o brasão da vila de Olhão da Restauração e a Coroa Real. Este edifício está pintado de cor de tijolo e cinzento, outro aspecto que o destaca dos demais edifícios.



Memorial JK


O Memorial JK é um museu na cidade de Brasília projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah. Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha.
         

Museu Oscar Niemeyer


Desenho arrojado da arquitetura de Oscar Niemeyer. A edificação externa lembra um olho humano onde está instalado o Grande Salão da Torre. Atrás dela, salões retangulares também expõem obras de arte.Localizado no Centro Cívico de Curitiba, cuja capital abrange cerca de 2 milhões de habitantes, o Museu Oscar Niemeyer tem como principal missão o de ser um espaço expositivo de excelência e referência no Brasil e no exterior. Com 17.744,64 mil metros quadrados de área expositiva potencial, o Museu está instalado em um complexo de 144 mil metros quadrados de área.



Catedral Metropolitana de Brasília


Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral.

Edifício sede do Banco Boavista


O edifício sede do Banco Boavista é um dos mais significativos projetos de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro. Projetado em 1946, o edifício foi inaugurado em 1948.
Respeitando a incidência solar, a fachada frontal surpreende pela cortina curvilínea de tijolos de vidro, entre pilotis, que ilumina o interior do edifício. A fachada oeste, possui brise-soleil de madeira regulável de acordo com a necessidade e a fachada norte possui brises horizontais em concreto, similares aos da sede do MEC.
Na fachada há um painel em mosaico, de Paulo Werneck e no interior "A primeira missa no Brasil", tela de Portinari, pintada no ano da inauguração do edifício.
O prédio foi tombado pelo INEPAC em 1992.


Pavilhão Ciccillo Matarazzo/Pavilhão da Bienal

 

A Bienal de São Paulo (ou ainda Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artes (em geral de grandes proporções) que, como o nome indica, ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo. O evento é constantemente responsável por projetar a obra de artistas internacionais desconhecidos e por refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico global: é considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto da *Bienal de Veneza e da Documenta de Kassel.
O evento costuma acontecer no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera, motivo pelo qual o prédio também é conhecido como Prédio da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer.


Edifício Sede do Banco Boavista


O edifício sede do Banco Boavista é um dos mais significativos projetos de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro. Projetado em 1946, o edifício foi inaugurado em 1948.
Respeitando a incidência solar, a fachada frontal surpreende pela cortina curvilínea de tijolos de vidro, entre pilotis, que ilumina o interior do edifício. A fachada oeste, possui brise-soleil de madeira regulável de acordo com a necessidade e a fachada norte possui brises horizontais em concreto, similares aos da sede do MEC.
Na fachada há um painel em mosaico, de Paulo Werneck e no interior "A primeira missa no Brasil", tela de Portinari, pintada no ano da inauguração do edifício.
O prédio foi tombado pelo INEPAC em 1992.